ENTENDA VALORES EM FOTOGRAFIA

ENTENDA VALORES EM FOTOGRAFIA:

Existem muitas variáveis que a maioria das pessoas desconhecem.

Há determinados tipos de eventos que já possuem historicamente um valor de mercado, tendo em vista a responsabilidade do mesmo e a dedicação do fotógrafo.

Há dias que são mais importantes como os fim-de-semana, pois nestes costumam ter mais trabalhos.

O fotógrafo que vive de fotografia precisa se dedicar vários dias para sua divulgação e esta sempre se aprimorando com estudos e praticas e tudo isso tem custos, além disto, são necessários custos empresariais como equipamentos e divulgação por exemplo.

Entretanto algumas pessoas vivem de outras rendas e fazem as fotos apenas nos fim-de-semana ou como hobby. Por isso as mesmas não tem o custo para manter uma empresa que o fotógrafo profissional tem e até por isso poderá não ter a mesma experiência, conhecimento e dedicação para o trabalho.

Porém acho que a maior discrepância é na edição das fotos!Por exemplo quando trabalho quatro horas num evento posso trabalhar o dobro ou mais na edição! E não são horas diretas como se pensa, pois exige um grande grau de concentração. Além disso aprender a editar exige grande dedicação e custos.

Então quem não edita as fotos (levando em conta que muita gente não percebe) trabalha bem menos e investiu pouco também podendo cobrar menos também.

Não veja só o preço! Veja qualidade das imagens, tempo de entrega e o profissionalismo do fotógrafo – como em qualquer área há pessoas que não são pontuais, não cumprem prazos, não capricham na criação... pensam apenas no lucro.